
A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre, o Conselho Municipal de Saúde e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde promoveram, na manhã desta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no Ginásio Poliesportivo Carlito Cassundé, no CSU. O encontro reuniu profissionais da saúde, gestores, usuários e representantes de diversos segmentos para discutir prioridades e estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.
Com o tema "Cuidar hoje, planejar o amanhã: desafios e compromissos para o SUS de Várzea Alegre", a conferência teve como principal finalidade construir diretrizes, propostas e metas que irão compor o Plano Municipal de Saúde 2026-2029, documento que orientará o planejamento das ações da rede municipal nos próximos quatro anos.
Participaram médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, equipes multiprofissionais e servidores de todos os setores da Secretaria de Saúde, além de representantes da sociedade civil, que contribuíram para a análise situacional e para a definição de prioridades voltadas à melhoria dos serviços oferecidos à população.
O encontro contou ainda com a presença do vice-prefeito Antônio Neto, da secretária de Saúde, Francimones Albuquerque, da presidente da Câmara Municipal, Menésia Simião, e do diretor do Hospital São Raimundo Nonato, Dr. Carlyle Aquino, que acompanharam as discussões e ressaltaram a importância do diálogo coletivo na formulação das políticas de saúde.
A conferência teve como palestrante Sila Tavares e encerrou-se com a aprovação das propostas debatidas nos grupos temáticos.
As contribuições serão sistematizadas e incorporadas à elaboração do Plano Municipal de Saúde 2026-2029, fortalecendo o planejamento da gestão e o alinhamento das ações do Sistema Único de Saúde em Várzea Alegre.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira