
A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, superou desafios financeiros, enxugou despesas e seguiu orientações para racionalizar gastos públicos diante dos altos cachês cobrados por atrações artísticas de destaque nacional, realizando o Carnaval 2026 com criatividade.
A gestão investiu em atrações regionais e locais e, em vez de montar palco no Parque Cívico São Raimundo Nonato, contratou um trio elétrico que arrastou foliões pela Rua Durval Soares, após os encontros de paredões de som e a concentração do público na Praça da Bandeira (Chico Sales).
O evento contou ainda com segurança reforçada e atuação permanente das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Infraestrutura, com ações de orientação e atendimento ao público, além da participação do Conselho Tutelar e outros serviços do governo.
A dinâmica da festa manteve e ampliou o apoio ao evento tradicional na Praça da Bandeira. De lá, os foliões seguiam acompanhando paredões de som até a Rua Antônio Alves de Lima e, em seguida, caminhavam atrás do trio elétrico pela Rua Durval Soares até o Parque Cívico São Raimundo Nonato, onde a programação se estendia até as 2h da manhã.
Escolas de samba
Outra inovação ocorreu na abertura do Carnaval, com o encontro de baterias das escolas ESURD - Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro, MIS - Mocidade Independente do Sanharol e Império Cadenciando. Na ocasião, também foram apresentados o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. A Prefeitura ampliou ainda o apoio financeiro às agremiações, elevando o repasse de R$ 15 mil para R$ 20 mil, fortalecendo a tradição carnavalesca local, que soma mais de 60 anos.
Evento gratuito
Outra iniciativa foi a realização do carnaval totalmente aberto ao público, com liberdade para consumo de bebidas e alimentação. Para os comerciantes, a única exigência para atuar nos pontos da folia foi o cadastramento prévio junto ao setor fiscal da Prefeitura.
Referência regional
Mesmo com formato mais enxuto, o Carnaval de Várzea Alegre 2026 se consolida como referência para as regiões do Cariri e Centro-Sul do Ceará.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Pedro Hiarley