NOTÍCIAS

06-DEZ-2018

Audiência Pública: Regularização Fundiária de Várzea Alegre começa em fevereiro de 2019

#Audiência POR MIGUEL MARCELO 06 DE DEZEMBRO DE 2018
A Câmara de Vereadores de Várzea Alegre e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, do Governo de Várzea Alegre, realizaram nesta quarta-feira, 05, a partir das 08h30, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea Alegre, audiência pública para debater sobre o tema "Programa de Cadastro de Regularização Fundiária do Município de Várzea Alegre.

A audiência foi participativa. Estiveram presentes Zé Helder - Prefeito, Cícero Izidório - Secretário de Desenvolvimento Agrário, Batista Junior - Chefe de Gabinete, Alan Salviano Lima - Presidente da Câmara de Vereadores, Michael Martins - Vereador, Cleiton do Bar - Vereador, Graça Pedrosa - Superintendente Adjunta do IDACE, Junior Alves - da Empresa Topo Datum, Láuzaro Bezerra - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luiz Francisco de Sousa - Presidente do SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, José da Costa - Presidente da FAMUVA - Federação das Associações de Várzea Alegre, Evilásio José - Gerente Local da Emartece, secretários municipais e profissionais liberais.

O programa do Governo do Ceará acontece em parceria com o Governo Federal com o INCRA e com os governos municipais e visa registrar e documentar as propriedades indocumentadas, serviço que vem acontecendo em todo o estado e conta com atuação do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará - IDACE.

O prefeito Zé Helder (MDB), falou na audiência pública, que a partir de fevereiro de 2019 o cadastramento para fins da regularização fundiária será efetivamente realizado no município. Ele disse que essa conquista é aguardada desde muito tempo. "Desde 2009, no governo Cid Gomes, o hoje governador Camilo Santana, na época então secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, implementou esse programa dentro do Governo do Estado", disse.

Para detalhar a proposta aos proprietários de terras neste município, Graça Pedrosa, disse que o programa de Cadastro de Regularização Fundiária do Ceará, já regularizou mais de 70% das terras indocumentadas dos municípios cearenses. Várzea Alegre tem aproximadamente 2 mil proprietários de terras que serão beneficiados pelo programa.

O vereador do PT, Michael Martins, que requereu na Câmara de Vereadores a realização da audiência pública, disse que o cadastro das propriedades de terras representa grande conquista para os trabalhadores do município, especialmente para pequenos e grandes proprietários de terras. Ele disse que o pequeno proprietário de terra sonha com a regularização para que possa, junta às instituições financeiras, conseguir recursos para investimento nessas propriedades.

O presidente do Legislativo, Alan Salviano, destacou que a Câmara de Vereadores assume mais uma vez papel de protagonismo ao realizar a audiência pública, tratando de um assunto importante para os proprietários de terras, que a partir da regularização, adquirem oficialmente os documentos de suas terras e também condições para contrair financiamentos para investimentos diversos nessas propriedades.

Cícero Izidório, falou que foram muitos os anos de luta para que chegasse a esse momento. "Enfim, muitos anos de luta; luta do Sindicado, das associações, do município, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, mas, enfim, chegou o dia em que nós, de fato, estamos oficialmente abrindo com essa audiência pública o processo de regularização em Várzea Alegre", disse.

Cícero Izidório acrescentou que com os títulos de suas terras, os produtores e agricultores terão abertos os acessos às políticas públicas que promovem o desenvolvimento do campo.



Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Hoje

Prefeito Zé Helder organiza inauguração da Urbanização do Entorno do Cristo Ressuscitado e da Capela de Maria de Bil

Na tarde desta terça-feira, 23 de abril, foi realizada uma reunião com a participação do p [...]

#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Várzea Alegre se destaca no Dia da Terra no evento global do projeto The Planet vs. Plastic

Em comemoração ao Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, a Prefeitura de Várzea Alegre, a [...]

#Agricultura Há 2 dia(s)

Mais títulos de terra serão entregues em Várzea Alegre na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 8h da manhã, a Prefeitura de Várzea Alegre, e [...]

#Agricultura Há 2 dia(s)

Várzea Alegre assina adesão ao Programa Garantia Safra 23/24

Na sexta-feira, 19 de abril, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o prefeito de Várzea Al [...]

#Educação Há 2 dia(s)

V Edição do Sarau Literário Infantil encanta Várzea Alegre

No último sábado, dia 20 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordena [...]

#Gestão Há 5 dia(s)

Várzea Alegre recebe reconhecimento destacado no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora do Ceará do Sebrae

Várzea Alegre se destacou no estado do Ceará no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora - ediç [...]

#Esporte Há 9 dia(s)

Chuvas cancelam avaliação de jovens talentos do futebol em Várzea Alegre

As fortes chuvas que atingiram Várzea Alegre no último fim de semana obrigaram a organiz [...]

#MeioAmbiente Há 13 dia(s)

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre participa de reunião no CONSCENSUL

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre esteve presente na sede do Consórcio Públic [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito