Notícias

#Festa | 26 DE JUNHO DE 2017

Começa nesta segunda o XIII Festejo Várzea Alegre Junina


Tem início nesta segunda-feira, 26, o XIII Festejo Várzea Alegre Junina, evento regional, com realização da Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Coordenação Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho.

De acordo com informações do coordenador de Cultura, Dr. Hélio Batista, serão três dias de festejos, sendo nos dias 26 e 27, o Festival com a presença já confirmada de 13 grupos de quadrilhas juninas e no dia 28, o tradicional Forró de São Pedro do CSU, em sua 34ª edição.

O cenário está montado ao lado do CSU, na Praça Sanfoneiro Chico de Amadeu, com o colorido das bandeirolas, a cidade cenográfica e será montado palco para receber as atrações artísticas.

As quadrilhas se apresentarão na quadra coberta do CSU e nos intervalos haverá apresentações, no dia 26 do Forró Irmãos de Farra e dia 27 tem o forró dos Nanas.

O Forró de São Pedro do CSU, no dia 28, será animado com shows de Forró Potência, Theska Lima e Manoel Dias, Forró DiNovo e Ítalo & Renno.

Na abertura do evento terá as seguintes apresentações culturais: Dança Lampião Rei do Cangaço “A LENDA” - Grupo Superação da APAE; Dança Folclórica com o espetáculo “ROMARIA” - Grupo da Associação Beneficente Luiz Otacílio Correia - Casa Mãe - Coreógrafo Jorge Queiroz; e Quadrilha Junina dos Adolescentes do Serviço de Convivência da Assistência Social.

O prefeito Zé Helder (PMDB), disse que os festejos juninos são referenciais da nossa cultura nordestina e de Várzea Alegre e a manutenção dessa festa é também a valorização dos nossos costumes.

Dr. Hélio Batista, se referiu ao evento como a apoteose para as tradições e perpetuação da cultura nordestina, sendo indispensável o recontar dessa história pelas quadrilhas juninas e com os festejos populares.

Das quadrilhas que se apresentaram nos Festival, duas são de Várzea Alegre - Fogo na Roça e Arriba Saia.

Ordem de apresentação das quadrilhas juninas

DIA 26.06.17
Sol Nascente - Iguatu
Junina Pé no Chão - Barbalha
Fogo na Roça - Várzea Alegre
Nação Nordestina - Juazeiro do Norte
Quadrilha do Gil - Juazeiro do Norte
Quadrilha Junina DNER - Icó
Agremiação Junina Flor de Chita - Acopiara

DIA 27.06.17
Arraiá Valente Nordeste - Icó
União Junina Verdes Canaviais - Barbalha
Arriba Saia - Várzea Alegre
Arraiá do Reboliço - Altaneira
Agremiação Junina Asa Branca - Campos Sales
Arraiá Xamego Nordestino - Juazeiro do Norte

História
Os festivais de quadrilhas juninas tiveram início em 2005, primeiro governo do prefeito Zé Helder, com o objetivo de fortalecer as tradições culturais da cidade. O evento cresceu com mais participantes e profissionalização dos grupos juninos.

Forró do CSU
O Forró de São Pedro do CSU foi criado em 1983, como iniciativa da primeira-dama, Maria Laís Iolanda Costa, esposa do então prefeito Dr. José Iran Costa, falecido em 13 de setembro de 2009.
O objetivo do Forró era arrecadar recursos para financiar serviços da Assistência Social para a população.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Festa | 17 DE MAIO DE 2018

Homenagens às mães que são assistidas pelos projetos e programas da Secretaria de Assistência Social do Governo de Várzea Alegre foram realizadas na noite dessa quinta-feira, 17, na quadra de esportes do Centro Social Urbano - CSU.

#Festa | 16 DE MAIO DE 2018

O café da manhã, servido no local de trabalho animou os garis, que são reconhecidos pela eficiência na execução de suas atividades.

#Festa | 26 DE ABRIL DE 2018

O Governo de Várzea Alegre desenvolve no município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, desde 2017, o projeto Tatame Cidadão - Promovendo protagonismo, revelando talentos. O Tatame Cidadão, que tem continuidade em 2018, faz parte das oficinas do [...]

#Festa | 25 DE ABRIL DE 2018

Nesta quarta-feira, 25, às 18h, será realizado, na quadra de esportes do Centro Social Urbano - CSU, o evento Destaques do Projeto Tatame Cidadão 2017, que premiará com medalhas todos os alunos que permaneceram no projeto durante o ano de 2017.O Tatame Cidadão - Pr [...]

#Festa | 13 DE ABRIL DE 2018

A equipe do Programa Criança Feliz, juntamente com a Secretaria de Assistência Social de Várzea Alegre, realizou neste dia 13, a Páscoa das crianças assistidas pelo programa. Na ocasião estiveram presentes Maria Valdinete Silva - Gerente do Núcleo de A [...]

Governo Varzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS