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05-DEZ-2019

Várzea Alegre se destaca com três medalhistas na Obmep

#Educação POR MIGUEL MARCELO 05 DE DEZEMBRO DE 2019
A educação varzealegrense volta ao pódio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e se destaca na região da Crede - 17, sediada em Icó, com três alunos que conquistaram medalhas de bronze: André Luiz da Silva Sátiro; Francisco F. Nunes da Costa Júnior; e Pedro Gabriel Girão Almeida.

O secretário de Educação do município, Antônio Fernandes, comemorou o desempenho dos alunos na Obmep, evidenciando que pela primeira vez na história da competição, Várzea Alegre se destaca com três medalhistas no pódio.

Da Crede 17, Várzea Alegre foi a única cidade que conseguiu medalhas na Obmep nesta edição.

O prefeito da cidade, Zé Helder (MDB), destacou que os incentivos, o acompanhamento e a preocupação da gestão em fazer educação de qualidade mostra agora os frutos. "Esses resultados vêm porque existe compromisso profundo do nosso governo com a educação de qualidade. Todos nós estamos envolvidos para impulsionar a educação", disse.

O caminho de volta ao pódio da Obmep pela educação de Várzea Alegre fechou um ciclo em 2012, com a última participação do estudante Ricardo Oliveira na olimpíada. Ele é um dos maiores destaques brasileiros da competição somando cinco medalhas de ouro e duas de prata.

Com mais investimento e organização do setor educacional por parte do Governo Municipal, em 2018, os resultados apareceram e a cidade pontuou bem com destaque para a aluna Ana Carolina, que então no 7º da Escola Dr. Pedro Sátiro, conquistou medalha de bronze na Obmep nível 1.

Neste ano de 2019 o número de estudantes de Várzea Alegre no pódio do Obmep aumentou: agora são três medalhistas de bronze. Os vencedores são André Luiz da Silva Sátiro - 7º ano da Escola Dr. Pedro Sátiro; Francisco F. Nunes da Costa Júnior - 2º ano de Informática da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa; e Pedro Gabriel Girão Almeida - 2º ano de Administração da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa.

Essa é a 15ª edição da Obmep e registrou mais de 18 milhões de inscritos, de 54,8 mil escolas, de 99,71% dos municípios brasileiros. O torneio é destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.

Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. A bolsa tem valor de R$ 100,00 por mês durante o período de um ano.

Nesta edição foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e 51,9 mil menções honrosas. Nas menções honrosas Várzea Alegre somou destaques:

Nível 1 - Alunos de 6º e 7º anos
Aparecida Thays Silva Cesário - 7º ano da Escola Dr. Pedro Sátiro;
Carlos Kallyphe Soares Sousa - 7º ano da Escola Dr. Pedro Sátiro;
Maria Juliana Lima de Morais - 7º ano da Escola Dr. Pedro Sátiro;
Ronaldo Rodrigues de Oliveira - 7º ano da Escola Dr. Pedro Sátiro;
Maria Rayssa de Souza Gomes - 7º ano da Escola Dr. Pedro Sátiro;
Paulo Ruan Ferreira de Oliveira - 6º ano da Escola João Gonçalves Bezerra.

Nível 2 - Alunos de 8º e 9º anos
Caique Ferreira do Nascimento - 9º ano da Escola Maria Anésia Ferreira.

Nível 3 - Alunos de 1º, 2º e 3º do Ensino Médio
Rafael de Oliveira Gino - 2º ano Informática da Escola Dr. José Iran Costa;
Antônio Ramon Costa Lima - 3º ano Mecânica da Escola Dr. José Iran Costa;
Caio de Almeida Araújo - 2º ano Informática da Escola Dr. José Iran Costa;
Marcos Paulo de Meneses Silva - 3º ano Eletrotécnica da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa.

A OBMEP

OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC.

A OBMEP foi criada em 2005 para estimular e promover o estudo da Matemática; Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Na competição de matemática os estudantes são avaliados de acordo com níveis de instrução educacional - Nível 1: Alunos 6° e 7º ano; Nível 2: Alunos 8º e 9º ano; e Nível 3: Alunos do Ensino Médio.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira

 

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