A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre, com o primeiro dia da segunda fase de vacinação contra a Covid-19, em sistema de drive-thru, nesta segunda-feira, 29 de março, informou que foram vacinados 1.700 idosos, na faixa etária de 70 a 74 anos.
A previsão do secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, é que até a primeira quinzena de abril, todo o público da segunda fase, que enquadra idosos de 60 a 74 anos, seja vacinado. Essa segunda fase de vacinação foi dividida em três grupos, começando com os idosos de 70 a 74 anos, depois os de 65 a 69 anos e por último os de 60 a 64 anos.
Com a vacinação desta segunda-feira, já foram aplicadas 5.421 das 6.646 vacinas recebidas, o que representa 81,57% do total de vacinas recebidas por Várzea Alegre por meio do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
Ivo explicou que a organização de saúde divide Várzea Alegre em 15 territórios e cada área dessas tem uma equipe de vacinadores, sendo 5 nos distritos e 10 na cidade. "Todas essas equipes hoje se dedicaram à vacinação dos idosos contra Covid. Foi um momento muito importante. Nós conseguimos atender no dia de hoje 1.700 idosos, levando a primeira dose da vacina. A gente fica muito satisfeito com a dedicação, com compromisso e a responsabilidade de todos os profissionais de saúde que se engajam nessa luta", comentou ele.
Ivo tem mostrado otimismo com a quantidade de vacinas que chega ao município, o que permite realizar uma vacinação continuado e num ritmo mais acelerado.
Ele explicou que nesta segunda fase, algumas equipes podem avançar com a vacinação à medida em que forem concluídas a cobertura dos subgrupos enquadrados entre 60 e 74 anos.
O prefeito Zé Helder (MDB), destacou que acelerar a vacinação é uma estratégia que prova a eficiência do trabalho da equipe de saúde do município e sinaliza que com a ampliação da cobertura vacinal, logo essa pandemia poderá estar controlada. Ele voltou a parabenizar os profissionais de saúde pela dedicação na vacinação.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira