Na tarde desta sexta-feira, 28 de maio de 2021, houve reunião entre o Governo do Estado do Ceará, Ministério Público do Ceará e secretários municipais de Saúde para discutir sobre a vacinação contra a Covid-19 para professores. A reunião foi virtual.
Diante da incerteza do retorno às aulas neste momento e perante questionamentos sobre a abrangência da vacinação para outros profissionais da educação, bem como, se cada município se responsabilizaria pela vacinação dos seus professores, deixando que os professores de outras cidades se vacinem em seus locais de residência e não onde trabalham, não houve consenso pela vacinação a partir de amanhã.
Foi analisado ainda que, se as aulas não forem retomadas agora, há outros grupos de riscos na ordem de prioridade da vacinação. Sendo assim, segundo informou o Secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, o entendimento é que deverá ser elaborada e divulgada pelo Governo do Estado, uma resolução com as regras e disciplinamento da vacinação dos professores. "É preciso definir realmente quando é que vão retornar às aulas. É o primeiro ponto, porque se não retornar, não tem sentido fazer a vacina nos professores tendo em vista que tem vários grupos de riscos e comorbidades que são prioridade", disse.
Outro fator relevante abordado na reunião, foi com relação à quantidade de vacinas disponíveis para vacinar os professores, no momento considerada insuficiente, sendo ponto a ser resolvido.
O secretário esclareceu que amanhã, estará disponível para os professores a vacina contra Influenza H1N1.
Desde quinta-feira, 27, que o prefeito Zé Helder (MDB) e os secretários de Saúde Ivo Leal e de Educação, Antônio Fernandes, debatem sobre a vacinação dos professores, após o governador Camilo Santana ter informado que a vacinação desse grupo, no Ceará, começaria a partir deste sábado, 29 de maio.
Mas como adiantamento e programação da vacinação, os professores devem se cadastrar na plataforma Saúde Digital que pode ser acessada no seguinte link: https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/#/boas-vindas. Logo que as resoluções sejam publicadas, eles terão já o cadastro confirmado, facilitando o acesso à vacina.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação