Alegria e esperança. Esses sentimentos foram os mais destacados nesta quarta-feira, 09 de junho, com o início da vacinação dos professores e demais profissionais da Educação em Várzea Alegre.
Depois de reuniões, debates, escolha de critérios e luta por mais vacinas, nesta manhã, na Creche Dona Fransquinha, no bairro Varjota, teve início a imunização pelos servidores da Educação Infantil.
O Prefeito, Zé Helder (MDB), acompanhou com o Secretário de Educação, Antônio Fernandes, e com o Secretário de Saúde, Ivo Leal, o início da vacinação dos profissionais da Educação.
Zé Helder classificou como um dia de alegria, esse que marca o avanço na vacinação contra a Covid-19. "É um dia de alegria. A gente fica feliz em saber que aos poucos estamos vencendo essa batalha contra a Covid-19. Parabenizamos aos que já se vacinaram, aos profissionais da Educação que começam hoje a receber a imunização e vamos continuar avançando até garantir a imunização da nossa população em geral", disse.
O Prefeito demonstrou gratidão e reconhecimento pelo trabalho organizado da Secretaria de Saúde, que vem seguindo com um trabalho eficiente na condução da vacinação da Covid.
O Secretário de Educação, Antônio Fernandes, disse que nesse primeiro momento serão vacinados 600 profissionais. A vacina aplicada é da AstraZeneca/Oxford. Ele destacou que os profissionais da Educação não pararam de trabalhar com a condução das aulas remotas, fazendo chegar o ensino aos alunos. "De todas as formas, buscamos contemplar os nossos alunos. Essa vacinação, de certa forma, é uma esperança de a gente ter novamente o contato direto com o nosso bem maior na educação que é o nosso aluno", comentou ele.
Ele fez questão de deixar claro que todos os profissionais da Educação serão vacinados. "Então a gente iniciou essa vacinação da educação onde eu quero deixar bem claro que todos os nossos profissionais vão ser contemplados com essa vacina", disse.
Antônio Fernandes adiantou que as vacinas disponíveis vieram em quantidade superior ao número de profissionais da Educação Infantil, o que possibilitará, dentro da agenda, iniciar a vacinação dos profissionais do Ensino Fundamental I.
Na sequência, a vacina será aplicada nos profissionais ligados aos ensinos Fundamental II - até o 9º ano, Ensino Médio e Ensino Superior.
Ele disse que as regras foram definidas pelo Governo do Estado. "É importante destacar que todas essas regras de vacinação são estabelecidas pelo Governo do Estado do Ceará. Ficamos muito felizes em saber que todos os nossos profissionais serão vacinados", destacou.
Quanto à condicionalidade de assinatura de um documento emitido pelo Governo do Estado no qual os professores se comprometem a retomar às aulas já no início do segundo semestre deste ano, Antônio Fernandes discorda, e disse que ainda haverá tempo para discutir o assunto, assegurando que a retomada das aulas presenciais exige um ambiente de plenas condições de segurança sanitária para todos da comunidade escolar.
Ivo Leal reafirmou todo o trabalho que busca acelerar com a vacinação no grupo dos profissionais da Educação, ainda vacinando grupos com comorbidades, mas, segundo ele, ao agilizar essa vacinação, o próximo passo é iniciar a vacinação da população em geral. Ivo se colocou à disposição da população para tirar dúvidas sobre a vacinação.
A Sensação de ser vacinado contra a Covid
A Coordenadora de Turno - Viviane Alencar, foi uma das servidoras da Educação Infantil vacinadas nesta manhã. Ela descreveu que o sentimento é de gratidão e de esperança. "É um momento de gratidão e esperança para termos um retorno com segurança e vermos a nossa instituição cheia de crianças novamente com muito amor. Queremos agradecer ao Governo Municipal em nome do Prefeito Zé Helder. Queremos agradecer também a Secretaria de Saúde, Ivo Leal e ao Secretário de Educação, Antônio Fernandes. Foi maravilhoso poder tomar essa vacina. Nos sentimos muito felizes. Que venha a segunda dose", disse.
Marta Oliveira, que é auxiliar de serviços gerais, comentou também a sensação de ser vacinada contra a Covid-19. "A sensação é maravilhosa. A sensação de ser abençoada porque afinal de contas, é uma Vitória... e a gente só tem que agradecer a Deus primeiramente, segundo à gestão municipal por a gente tá passando por essa etapa tão vitoriosa de estar sendo vacinada. Que venha a segunda dose com fé em Deus", destacou.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira