O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), participou na manhã desta quinta-feira, 5 de outubro, na Câmara Municipal de Vereadores, da abertura do programa de formação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará
- TCE, TCEduc.
O programa TCEduc
é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo. Este encontro microrregional atende não apenas Várzea Alegre, mas também os municípios de Antonina do Norte, Cariús, Jucás e Tarrafas.
Zé Helder disse que o evento tem grande importância porque traz para dentro do município um conjunto de informações que tratam sobre a gestão pública, como é o caso da nova lei das licitações, que entra em vigor no dia 30 de dezembro. "Essas informações são necessárias para que a gente faça uma gestão com responsabilidade e exitosa", afirmou.
Ele parabenizou a direção do TCE pela atuação que beneficia os municípios cearenses.
Conforme informações do Portal do TCE na internet, esta é a 12ª etapa do programa, na qual são proferidas palestras abordando tópicos relevantes relacionados à administração, controle externo e participação social.
Além disso, durante o evento, há palestras paralelas. A jornalista e analista de Controle Externo, Carolina Madeira, discute o tema "Controle Externo, Mídia e Participação Social", direcionado para comunicadores. No mesmo espaço, a servidora da Ouvidoria, Márcia Prudente, apresenta o tópico "Ouvidorias como agentes do exercício da cidadania e controle social".
A edição também conta com debates conduzidos por parceiros do IPC no TCEduc. A União dos Vereadores do Ceará (UVC) oferece formação sobre "A execução de despesas do Poder Legislativo", enquanto o Ministério Público do Trabalho (MPT) apresenta a palestra "Relações de trabalho na Administração Pública: o poder fiscalizador da Câmara dos Vereadores".
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Tiago Silva