A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre, sob a liderança do secretário Matias Alves, anunciou nesta quarta-feira, 13 de dezembro, o início das pré-inscrições de trabalhadores e trabalhadoras rurais para o programa municipal "Terra Trabalhada".
Conforme Matias Alves, o programa concede aos agricultores locais a oportunidade de receber 1 hora de aração em suas propriedades gratuitamente.
O programa, desenvolvido em parceria com as associações comunitárias do município, congregadas na FAMUVA - Federação das Associações do Município de Várzea Alegre, que tem como presidente José da Costa (Zé Preto) e vice-presidente João Alves.
As prescrições do programa terão início no dia 14 de dezembro, seguindo um calendário que está sendo divulgado nos meios de comunicação, como na Rádio Cultura FM 96.3.
Os agricultores devem estar atentos ao calendário e aos documentos necessários, que incluem CPF e RG do casal, comprovante de endereço atualizado, CPF e RG do patrão (caso não seja o agricultor proprietário da terra), e documento da terra atualizado (aceitando documentos também de 2022 ou 2023). O comprovante de endereço do agricultor deve estar atualizado nos últimos 3 meses.
O secretário informou que o cadastramento será realizado durante quatro dias, entre 14 e 19 de dezembro, tanto na zona rural quanto na sede, conforme horários divulgados.
Ele solicitou a cooperação dos agricultores para comparecerem nos locais designados de acordo com o calendário, uma vez que o cadastramento só pode ser feito nos locais especificados.
O contrato de subvenção, do Terra Trabalhada com a FAMUVA é de mais de R$ 140 mil, e destina-se a oferecer preparação de terras para a safra 2023/2024 a 900 agricultores, por meio de 900 horas de trator.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira