Com o apoio do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, que ampara diferentes segmentos da cultura em Várzea Alegre, o prefeito Zé Helder (MDB) e a secretária de Cultura e Turismo, Toinha Pereira, reuniram-se nesta terça-feira, 30 de janeiro, com os fazedores de cultura do município.
O encontro ocorreu no Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento (CSU), onde foram discutidas orientações para a execução dos projetos beneficiados, bem como suas respectivas prestações de contas junto ao governo.
Em dezembro de 2023, a Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre efetuou o pagamento a todos os 32 agentes culturais cujos projetos foram selecionados nos editais da Lei Complementar nº 195 (Lei Paulo Gustavo).
Foram escolhidos 20 projetos no Edital nº 001/2023 (Audiovisual) e 12 no Edital nº 002/2023 (Demais áreas culturais).
A Lei Paulo Gustavo destinou R$ 380.000,00 para os editais de Várzea Alegre, fortalecendo o mercado da cultura local.
Zé Helder elogiou a atuação dos fazedores de cultura de Várzea Alegre, destacando a importância desses recursos para a promoção e valorização do setor.
Aldir Blanc
Também foi discutido o Plano Nacional da Lei Aldir Blanc, uma política de incentivo à cultura do Governo Federal que contará com novos recursos financeiros este ano.
A Secretaria Municipal de Cultura já está preparando novos editais, e ouvirá os diversos segmentos culturais da população para melhor aproveitamento desses recursos.
Agenda
Na oportunidade, Toinha Pereira divulgou a agenda da Secretaria de Cultura em relação à organização do Carnaval de Várzea Alegre.
No próximo domingo, 4 de fevereiro, às 18h, na sede da ESURD - Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro, ocorrerá a entrega de uma premiação especial e incentivo às escolas ESURD e Império Cadenciando, além do encontro de baterias dessas agremiações carnavalescas, apresentação da Rainha do Carnaval e do Rei Momo, e performances das rainhas de bateria das escolas de samba.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira